Os temporais que atingiram o Paraná durante esta terça-feira (25) causaram estragos em pelo menos 15 municípios do estado, segundo balanço preliminar divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Foram 7,1 mil pessoas afetadas pelos estragos decorrentes das chuvas, com 10 desalojados - em Paranavaí - e duas mil casas danificadas. No último relatório do órgão, eram oito municípios atingidos.
Os desalojados, explica a Defesa Civil, são pessoas que tiveram que deixar suas casas, mas não precisaram ser removidas para abrigos públicos e foram para casas de amigos ou parentes.
A cidade de Maripá, no Oeste, registrou mais prejuízos, com 400 residências danificadas e duas mil pessoas atingidas. Em São Tomé, no Noroeste, 1,3 mil pessoas foram atingidas e 500 casas apresentaram estragos. As cidades de Assis Chateaubriand, Antônio Olinto, Alto Paraíso, Guairaçá, Imbituva, Lapa, Mandirituba, Manto Rico, Piên, Quitandinha, Rebouças e Tijucas do Sul completam a lista da Defesa Civil.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Razão do temporal - Segundo a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto, a chuva é resultado de três fatores que atuam no estado e influenciaramm no aumento rápido de nebulosidade e umidade. "Uma frente fria, que passa pelo litoral da Região Sul, associada a um sistema de baixa pressão que se formou no Paraguai, além do calor no estado, favoreceram a formação de chuva forte, acompanhada de granizo e rajadas de vento".
De acordo com a meteorologista, de um modo geral, as cidades com registros de temporais mais intensos estão no Norte, Noroeste, Centro e Leste do estado. As cidades do Oeste, incluindo Cascavel e Foz do Iguaçu, registraram chuvas com menor intensidade.
Para o restante da tarde, segundo o Simepar, a tendência é que o tempo continue instável, com possibilidade de chuvas fortes, mas com menos chances de ventanias e queda de granizo.
Frio – depois da chuva forte, de acordo com o Simepar, a tendência já a partir da noite desta terça-feira (25) é de queda brusca de temperatura em todo o estado, com a chegada de uma massa de ar frio. As mínimas devem ficar em torno de 2°C na região de Guarapuava.
Em Londrina, a previsão é de frio de 10°C pela manhã. Durante a tarde o tempo esquenta e os termômetros devem marcar 21°C. Em Curitiba, o frio deve ser mais intenso, com mínima de 5°C nas primeiras horas do dia e máxima de 17°C. Não há previsão de geadas para o estado.