O verão promete muita chuva e muito calor no Paraná, segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar, divulgada nesta sexta-feira. Deverá ser o período mais chuvoso dos últimos três anos. "As chuvas vão ocorrer com mais intensidade em janeiro e fevereiro, quando se intensifica a atividade do fenômeno El Niño", afirmam os pesquisadores Marcelo Brauer e Maria Elisa Siqueira Silva. A nova estação começa oficialmente às 23h12 do dia 21 de dezembro.
A previsão é de um volume de chuvas acima do normal em quase todas as regiões do Estado. Apenas o Norte paranaense deve apresentar chuvas dentro das médias históricas para esta época. Nas demais regiões, o volume acumulado de chuva mensal e o número de eventos chuvosos intensos devem aumentar de forma significativa em relação a 2000 e 2001.
As chuvas devem ser mais freqüentes e intensas nos períodos da tarde e noite, intercaladas com sol e forte calor. Quanto às temperaturas, a previsão climática indica que a estação será um pouco mais quente.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Na opinião dos pesquisadores, o verão mais chuvoso deve estimular medidas preventivas de saúde pública, especialmente no combate à dengue e à leptospirose. A previsão climática para o verão no Paraná pode ser consultada na Internet, no site www.simepar.br - Noticias – Resumo da Previsão Climática para o Verão/2002-2003.