Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No litoral e interior

Verão paranaense tem águas favoráveis para o banho, diz IAT

Redação Bonde com Assessoria
22 jan 2021 às 10:34
- Alessandro Vieira/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sexto boletim de balneabilidade do IAT (Instituto Água e Terra) emitido nesta sexta-feira (22) aponta que Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, seguem desfavoráveis para banho.


O Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, voltou a apresentar qualidade para banho. Já no Interior, o Rio Paranapanema segue impróprio pela segunda vez.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um ponto impróprio apresenta quantidade alta de contaminação de origem fecal, sendo prejudicial à saúde. "Até que isso seja dispersado, é importante evitar esses locais”, explica a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tentativa de homicídio

'Senti que a minha vida estava por um fio', diz homem que teve corda cortada em prédio de Curitiba

Imagem de destaque
25 opções no Paraná

Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa

Imagem de destaque
Início das obras

Pista da 445 em Tamarana será bloqueada a partir de segunda para obras de viaduto

Imagem de destaque
Carros descobertos

Justiça manda retirar veículos do pátio da delegacia de Palmital para evitar dengue


MONITORAMENTO - O IAT monitora as águas do Litoral e da Costa Oeste e Norte no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Publicidade


Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.


As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Publicidade


LITORAL - Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estão indicados em letras maiúsculas no boletim.


INTERIOR – Na Costa Oeste são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

Publicidade


SINALIZAÇÃO - Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.


A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Para conferir os boletins na íntegra, acesse o site do IAT.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade