A Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba, foi tomada por policiais no início da manhã desta segunda-feira (17) para a instalação da oitava Unidade Paraná Seguro (UPS) da capital, a quinta da CIC.
Segundo o comandante-geral da PM, o coronel Roberson Luiz Bondaruk, a UPS terá como ponto base a região norte do bairro. Um módulo móvel ficará no Parque Túlio Vargas, na esquina das ruas Robert Redzimski e João Dembinski. "A Vila Sandra, durante a operação, será dividida em I, II, III e IV, onde toda a área será abordada e patrulhada", afirmou.
A ação, que conta com efetivo de 150 policiais militares, 27 guardas municipais e 40 viaturas, deve durar até quarta-feira (19).
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Maior bairro de Curitiba, a CIC ocupa 10% da área territorial do município e abriga 170 mil habitantes, o que corresponde a 9% da população curitibana. A região é onde ocorrem cerca de 17% dos homicídios da capital.
Apreensões - De acordo com o coronel, as operações de inteligência que anteciparam a ação não fizeram grande capturas, pois a área já está basicamente depurada, devido às operações realizadas para a implantação das outras UPS.
Ainda assim, os policiais apreenderam na manhã desta segunda 227 gramas de cocaína, 106 gramas de crack, 33 gramas de maconha, um notebook, 100 gramas de fermento químico (utilizado para misturar droga), quatro munições de calibre 38, uma munição de calibre 22, cinco rádios comunicadores, uma balança de precisão e a quantia de R$ 238,00 em dinheiro trocado. Dois adolescentes (um de 15 e outro de 13 anos) também foram apreendidos pela polícia.
Mais duas UPS - As ações policiais realizadas em Curitiba fazem parte do pacote de medidas do Governo do Estado "Paraná Seguro", que prevê a implantação de dez UPS até o fim do ano, em regiões com alta taxa de tráfico de drogas e homicídios.
Os bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado (Vila Osternack) e CIC (vilas Verde, Caiuá, Sabará e Nossa Senhora da Luz, além da Vila Sandra) já possuem unidades. (Atualizada às 10h10)