O Zoológico de Curitiba completa 30 anos nesta quarta-afeira (28). Em uma área de 589 mil metros quadrados, no Alto Boqueirão, o zoo abriga 1.836 animais de 349 espécies, e recebe 650 mil visitantes por ano.
O animal mais antigo e um dos mais queridos dos visitantes é a girafa Pandinha, que tem 22 anos. Os principais moradores do zoo, que mais chamam a atenção de adultos e crianças, são o leão, quatro leoas, dois ursos de óculos, duas girafas, o tigre de bengala, a onça pintada, o chimpanzé, três hipopótamos e três jacarés. As crianças também se divertem com outras espécies de macacos e os adultos se encantam com a variedade e beleza das aves.
Trata-se de um dos maiores zoológicos do Brasil, segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alfredo Trindade.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
O dia de aniversário está sendo comemorado com festa, com direito a dois bolos, um para alunos de escolas convidados para o evento e outro feito especialmente para os primatas que habitam o zoo.
Outras atividades para o dia do aniversário são, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios, um conjunto de selos comemorativos com a estampa de alguns animais, e o lançamento de um livro, escrito por dois servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que conta a história das três décadas do zoo, desde a transferência do Passeio Público para o seu lugar atual.
Visitas
O zoológico é aberto ao público de terça a domingo, das 9 às 17 horas, e a entrada é gratuita. Além das visitas livres, o zoo oferece visitações agendadas e programas especiais, como o acantonamento ecológico e a zooterapia. No acantonamento, uma casa dentro do zoológico pode receber até 40 crianças de 9 a 12 anos, para realizar atividades que incluem uma trilha interpretativa em meio à mata nativa, pomar, horta e um minizoo de animais domésticos.
Já a zooterapia é realizada em hospitais e instituições assistenciais e atende crianças e idosos que não podem ir até o zoológico. Nesse caso, filhotes de animais silvestres e domésticos são levados até esses grupos, que têm a oportunidade de tocar os animais e aprender mais sobre eles.
A estrada que dá acesso ao Zoológico de Curitiba terá inclusão de uma ciclofaixa. A ideia é que seja incorporada ao projeto de revitalização do trecho de seis quilômetros entre o Parque Náutico do Iguaçu e a entrada do zoo. A chamada "Estrada Intercavas", que beira as cavas do Rio Iguaçu e dá acesso ao zoológico.