Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Na Bahia

PF apura desvio de máquinas agrícolas do Dnocs no governo Bolsonaro

João Pedro Pitombo - Folhapress
12 mar 2025 às 13:12

Compartilhar notícia

Valter Campanato/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) uma operação para apurar o desvio de máquinas e implementos agrícolas do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) na Bahia.


A investigação mira doações de equipamentos realizadas no período entre 2019 e 2021, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na época, o Dnocs da Bahia era comandado pelo advogado Lucas Lobão. No ano passado, ele foi um dos alvos da operação Overclean, que investiga desvios de recursos de emendas parlamentares e atingiu a cúpula do União Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Zona Norte

Homem morre em confronto com a PM no Lindoia em Londrina

Imagem de destaque
Vereador

Londrina: Justiça Eleitoral mantém desaprovação de contas de Deivid Wisley

Imagem de destaque
Após 15 anos

Maria Gadú se apresenta em Londrina com show intimista

Imagem de destaque
Zona leste

Operação da PM termina com um morto após apreensão de 38 kg de drogas em Londrina


O Dnocs foi procurado, mas ainda não se pronunciou sobre a operação.

Publicidade


A Polícia Federal informou que apura a existência de um esquema de desvio de equipamentos envolvendo servidores do Dnocs. Máquinas e implementos que deveriam ser entregues para associações ligadas à agricultura familiar foram vendidas ou desviadas para terceiros.


As investigações apontaram que os documentos em nome das associações eram forjados - sem o conhecimento dos representantes das associações - e que os equipamentos eram desviados em favor de terceiros totalmente estranhos aos quadros associativos.

Publicidade


Segundo a PF, a ausência de fiscalização do Dnocs sobre o uso das máquinas e implementos possibilitou o acobertamento dos desvios praticados.


No curso das investigações, a Polícia Federal recuperou parte dos equipamentos desviados e prossegue com as investigações para coletar novas evidências sobre a atuação da suposta associação criminosa e recuperar todos os itens.


A operação Metafanismo envolveu 35 policiais, que cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Simões Filho e América Dourada.


Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo