O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) quer que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) solicite judicialmente a suspensão de funcionamento de todos os caça-níqueis do Estado. Nesta terça-feira, policiais apresentaram quatro equipamentos que tinham um selo do Instituto de Criminalística de Londrina adulterado.
Junto com essas máquinas, outras 43 foram apreendidos, somando até ontem 266 equipamentos apreendidos, desde que foi publicado o decreto estadual que proíbe o funcionamento desses equipamentos.
Por causa da adulteração, o delegado chefe do Cope, Luiz Alberto Cartaxo, suspeita que outros equipamentos podem estar fraudados. "Tem que recolher tudo para saber se não há mais adulterações", disse o delegado. No entanto, ontem, a procuradora responsável pela cassação dos caça-níqueis, Maria Marta Lunardon, estava viajando e não pode falar sobre o assunto.
Leia mais:
Gerson Guariente cita preocupação com licitação de uniformes escolares em Londrina
Homicídio de vereador de Salto do Itararé tem inquérito finalizado pela Polícia Civil
Influenciadores são alvos de operação da PF contra importações ilegais
Delegado do PR é denunciado por usar viatura como carro particular e cartão corporativo para abastecer
Segundo o delegado Cartaxo, os proprietários das máquinas adulteradas colocaram cópias falsificadas dos selos e, com isso, impediam de que os equipamentos fossem apreendidos pelos policiais. Todos os equipamentos que contam com liminares judiciais estão operando graças a um exame do Instituto de Criminalística de Londrina, que considerou que os equipamentos não foram adulterados. Esse exame do instituto de Londrina está sendo contestado pelo governo estadual, que abriu até sindicância para checar possível irregularidade.
Os policiais só descobriram que havia adulteração no processo quando coincidiu dois números de caça-níqueis. "Os selos que autorizam o uso das máquinas podem estar sendo reproduzidos irregulamente em diversas regiões do Estado", disse Cartaxo. Ele admitiu que é quase impossível que a polícia descubra falsificações do mesmo número colocados em cidades diferentes.