Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Litoral

Confira o que fazer em caso de perda de documentos

AEN
15 jan 2020 às 09:47
- PCPR/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A PCPR (Polícia Civil do Paraná) registrou aproximadamente 560 boletins de ocorrência de extravio ou perda de documentos no Litoral, desde o início da operação Verão Maior, em 21 de dezembro. Devido ao alto número de registros, a PCPR orienta os turistas sobre como proceder nesses casos.

De acordo com o delegado Gil Rocha Tesserolli, não é necessário estar com vários documentos. "Neste período as pessoas devem evitar sair com todos os documentos, a fim de evitar uma possível perda ou extravio” disse. Basta levar o RG ou, se for dirigir, a carteira de habilitação é o suficiente. "Ficar sem nenhum documento de identificação acaba causando transtorno aos veranistas” ressalta o delegado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao perceber o extravio o cidadão deve tentar se lembrar de todo o caminho que fez e os lugares onde esteve naquele dia. Pode ser que encontre o documento em casa, em estabelecimento comercial ou até mesmo em via pública.

Leia mais:

Imagem de destaque
Lavagem de dinheiro do tráfico

Vereadora é presa no Paraná suspeita de chefiar organização criminosa

Imagem de destaque
Vinha para Londrina

Policial militar de 23 anos morre em colisão frontal na BR-369, em Cornélio Procópio

Imagem de destaque
Entenda

PF prende em SP grupo suspeito de trocar malas em aeroporto para traficar drogas

Imagem de destaque
Crime foi gravado pelas câmeras

Polícia Civil investiga assalto à praça de pedágio de Jacarezinho


Além disso, é importante registrar um BO. Isso pode ser feito antes mesmo sair para procurar o documento perdido. Caso o encontre, é necessário informar a PCPR para que o BO seja complementado.

Publicidade


Há duas maneiras de registrar o BO – pela internet, diretamente no novo portal da PCPR, ou pessoalmente na delegacia mais próxima. O registro da ocorrência é muito importante e deve ser feito o mais rápido possível, assim que a pessoa sentir falta do documento.


Para fazer o registro online basta acessar http://www.policiacivil.pr.gov.br rolar a página até a ferramenta Serviços da PCPR, selecionar a aba Boletins de Ocorrência e clicar na opção Registro de Extravio ou Perda. O cidadão deve informar seus dados pessoais e os documentos extraviados, além de fazer uma descrição do fato ocorrido.

Publicidade


Se a escolha for registrar o BO pessoalmente, o cidadão pode encontrar o endereço das delegacias da PCPR também no site da instituição. Na página inicial há a ferramenta Localize, que exibe um mapa interativo com endereços de todas as delegacias no Paraná.


Com o BO em mãos, deve-se solicitar a segunda via dos documentos extraviados ou perdidos. No caso de Carteira de Identidade, o cidadão pode pedir a segunda via também na ferramenta Serviços da PCPR, selecionando a aba Carteira de Identidade e clicando em Agendar 2a Via. Caso a pessoa tenha os dados digitalizados na PCPR ou no Detran, todo processo é online. Só terá de ir ao posto de identificação que escolher para retirar a nova via do documento. Se os dados não estiverem disponíveis o sistema automaticamente direciona para que seja agendado um horário em um posto de identificação.

Outros documentos deverão ser solicitados nos órgãos competentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade