25/01/20
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Litoral

Confira o que fazer em caso de perda de documentos

A PCPR (Polícia Civil do Paraná) registrou aproximadamente 560 boletins de ocorrência de extravio ou perda de documentos no Litoral, desde o início da operação Verão Maior, em 21 de dezembro. Devido ao alto número de registros, a PCPR orienta os turistas sobre como proceder nesses casos.

De acordo com o delegado Gil Rocha Tesserolli, não é necessário estar com vários documentos. "Neste período as pessoas devem evitar sair com todos os documentos, a fim de evitar uma possível perda ou extravio” disse. Basta levar o RG ou, se for dirigir, a carteira de habilitação é o suficiente. "Ficar sem nenhum documento de identificação acaba causando transtorno aos veranistas” ressalta o delegado.


Ao perceber o extravio o cidadão deve tentar se lembrar de todo o caminho que fez e os lugares onde esteve naquele dia. Pode ser que encontre o documento em casa, em estabelecimento comercial ou até mesmo em via pública.

Além disso, é importante registrar um BO. Isso pode ser feito antes mesmo sair para procurar o documento perdido. Caso o encontre, é necessário informar a PCPR para que o BO seja complementado.

Há duas maneiras de registrar o BO – pela internet, diretamente no novo portal da PCPR, ou pessoalmente na delegacia mais próxima. O registro da ocorrência é muito importante e deve ser feito o mais rápido possível, assim que a pessoa sentir falta do documento.

Para fazer o registro online basta acessar http://www.policiacivil.pr.gov.br rolar a página até a ferramenta Serviços da PCPR, selecionar a aba Boletins de Ocorrência e clicar na opção Registro de Extravio ou Perda. O cidadão deve informar seus dados pessoais e os documentos extraviados, além de fazer uma descrição do fato ocorrido.

Se a escolha for registrar o BO pessoalmente, o cidadão pode encontrar o endereço das delegacias da PCPR também no site da instituição. Na página inicial há a ferramenta Localize, que exibe um mapa interativo com endereços de todas as delegacias no Paraná.

Com o BO em mãos, deve-se solicitar a segunda via dos documentos extraviados ou perdidos. No caso de Carteira de Identidade, o cidadão pode pedir a segunda via também na ferramenta Serviços da PCPR, selecionando a aba Carteira de Identidade e clicando em Agendar 2a Via. Caso a pessoa tenha os dados digitalizados na PCPR ou no Detran, todo processo é online. Só terá de ir ao posto de identificação que escolher para retirar a nova via do documento. Se os dados não estiverem disponíveis o sistema automaticamente direciona para que seja agendado um horário em um posto de identificação.

Outros documentos deverão ser solicitados nos órgãos competentes.
AEN
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