Os guardas municipais de Londrina vão retomar o curso de tiro a partir da próxima segunda-feira (18). A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, em entrevista coletiva realizada manhã desta quarta-feira (13).
O curso foi suspenso no mês passado, após vereadores questionarem o fato de a prefeitura ter autorizado o início das aulas sem pagá-las. O projeto de lei que prevê crédito adicional para o custeio do treinamento foi aprovado e sancionado. Em seguida, outro projeto garantiu o aporte da verba reservada ao curso no orçamento da Secretaria de Defesa Social e o imbróglio finalmente foi resolvido.
De acordo com Guimarães, 30 agentes voltam às aulas no começo da próxima semana, enquanto o restante da turma retorna no próximo dia 28. "Nossos guardas efetuam prisões de foragidos, apreensões de carros roubados, circulam com viaturas e giroflex ligado, usam uniformes que os identificam. Todas essas situações envolvem risco", argumentou, ao defender o porte de arma letais para guardas municipais.
Leia mais:
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
Homens fingem ser benzedores e praticam estelionato na região de Apucarana
Jovem de 19 anos é executado a tiros enquanto prestava serviços em Marialva
Após a conclusão do treinamento, a documentação será enviada para a Polícia Federal (PF), que prometeu agilizar o processo burocrático. "Dependemos da análise e expedição da documentação daquele órgão. Por enquanto, não consigo precisar quando os agentes já sairão às ruas armados", afirmou. (Com informações da CBN Londrina).