O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (25), 888 unidades de palmito in natura cortados ilegalmente na Serra do Mar. O flagrante ocorreu por volta das 3h na estrada da Limeira, em Morretes, no litoral paranaense. Uma equipe da 1ª Companhia de Polícia Ambiental fazia patrulhamento de rotina quando encontrou um carro cujo motorista, ao avistar a viatura policial, tentou fugir.
Dentro do carro foi encontrado o palmito cortado ilegalmente. O motorista do carro, Josiel dos Santos, foi autuado por transporte ilegal de palmito, infringindo leis de proteção ambiental. De acordo com o soldado Marcy Alves Pinto Junior, relações públicas da 1ª Companhia de Polícia Ambiental, Josiel já tinha sido identificado em uma operação da Força Verde realizada no dia 25 de abril. Na ocasião, a Força Verde, em conjunto com o Instituto Ambiental do Paraná e policiais militares do 9º Batalhão, auxiliaram no cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo Juizado Especial Criminal de Paranaguá nas residências próximas ao Km 5 da PR 407.
Havia denúncias de que ali ocorria a industrialização irregular de palmito, o que foi confirmado pelas autoridades. Marcy explicou que naquela oportunidade Josiel conseguiu fugir. "Mas na correria ele acabou deixando cair os documentos pessoais, o que ajudou na identificação dele", contou o militar. Conforme o soldado, o infrator foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil, em Morretes, para que fosse lavrado o auto de prisão e posterior abertura de inquérito. "Aproveitamos para destacar que a Força Verde trabalha 24 horas por dia e que denúncias podem ser realizadas através do Disque Denúncia Força Verde", disse Marcy. O telefone é 0800 643 0304.