O Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) da Secretaria da Segurança Pública realizou treinamento com cães para que os animais possam ser utilizados em ações e operações aéreas para rápidos apoios terrestres. A instrução ocorreu na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, em Londrina, norte do Paraná, com a equipe do Choque Canil, em parceria com a aeronave Falcão 2, do Graer.
De acordo com a equipe do Graer que participou da instrução, os animais foram treinados para perder o medo e se habituarem a voar. A instrução durou aproximadamente uma hora e foi considerada um sucesso. Na avaliação, a equipe observou que os cães não hesitaram, não houve qualquer alteração no humor ou no comportamento dos animais.
Este foi o primeiro de vários treinamentos que devem ocorrer, até que os cães atinjam a adaptação necessária para emprego em deslocamentos aéreos e operações de resgate, cerco a criminosos e incursões de locais de difícil acesso. Nesta instrução foram utilizados cães da raça Bloodhound, por ser reconhecida como uma das melhores do mundo na atividade de farejamento de pistas.