A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, informa o balanço da fiscalização dos decretos de combate à pandemia de sexta-feira (9) a domingo (11). Ao todo, a central de atendimento da Guarda Municipal de Londrina registrou 46 denúncias.
Durante o final de semana, foram lavrados 12 termos de constatação para flagrantes de irregularidades, dos quais sete foram para pessoas flagradas sem utilizar a máscara de proteção. O equipamento de proteção é obrigatório para quem estiver fora de suas residências.
Principais fiscalizações – Na sexta-feira (9) à noite, durante a operação integrada (AIFU), um bar foi flagrado com cerca de 100 pessoas aglomeradas e com falta de espaçamento entre as mesas. O responsável pelo local foi autuado pela fiscalização.
Leia mais:
Dois são presos por pesca durante a piracema na Região Metropolitana de Londrina
Ação conjunta apreende carreta com vinhos e roupas contrabandeados em Apucarana
Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína na região de Londrina
Polícia Rodoviária Estadual apreende maconha em carro após perseguição em Sertaneja
Ainda na sexta-feira (9) outro bar, no conjunto Cafezal, zona sul, foi flagrado aberto após o horário permitido. A equipe registrou o acontecimento e lavrou termo de constatação em nome do responsável pelo estabelecimento.
No início da tarde de sábado (10) a central da GM recebeu denúncia do funcionamento de uma obra de construção civil na região central. O denunciante estaria incomodado com o barulho gerado. A equipe de guardas municipais que foi até o local constatou o fato, que segue proibido, e lavrou termo de constatação em nome do responsável.
Por volta das 17h do sábado (10), a Guarda Municipal recebeu uma denúncia via WhatsApp de que na zona leste da cidade estaria acontecendo uma partida de futebol com aglomeração de pessoas. Os guardas foram até o local indicado e constataram que cerca de 100 pessoas estavam acompanhando a partida. Foi feito um termo de constatação em nome do organizador do evento.
A Guarda Municipal dispersou algumas pessoas aglomeradas em uma praça da zona leste da cidade. Devido à grande quantidade de pessoas foi utilizado um áudio institucional com informações sobre as medidas de prevenção contra Covid-19.
Por volta das 20h de domingo (11), a Guarda Municipal foi atender denúncia de aglomeração e som alto em uma praça localizada na Vila Industrial, zona oeste. As equipes lavraram nove autos de infração da lei seca municipal e sete termos de constatação para pessoas flagradas sem máscara. Durante a abordagem, um homem que não utilizava a máscara proferiu palavras de desacato e inclusive tentou agredir os guardas.
Diante do flagrante ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para polícia. Em vistoria na praça os agentes da GM encontraram algumas porções de maconha e outros itens utilizados para o consumo do entorpecente. O proprietário não foi identificado e os objetos foram entregues na polícia.