Guardas municipais que patrulhavam, durante a noite deste domingo (23) a região do jardim Santa Joana, na região sul de Londrina, foram chamados por funcionários da Proguarda, empresa que faz a vigilância em dependências públicas da prefeitura, depois que o alarme soou alto na Escola Municipal Osvaldo Cruz, localizada na rua Leônidas Redende Dutra. Chegando lá, os agentes flagraram Orandir Junior Dias Lara dentro da unidade. Segundo a GM, ele forçou a porta e danificou uma das janelas.
A tentativa de arrombamento não alterou a rotina da escola. De acordo com a vice-diretora da Osvaldo Cruz, Débora Regina dos Santos Silva, as aulas transcorrem normalmente. Os servidores deram falta de um botijão de gás, mas não há confirmação se o objeto teria sido levado pelo homem preso pela Guarda Municipal. Ele foi encaminhado para ser ouvido na Central de Flagrantes, na avenida Dez de Dezembro.
Assim como outras escolas municipais de Londrina, esta não é a primeira vez que a Osvaldo Cruz é alvo de vândalos. Há aproximadamente uma semana, alguns trabalhos feitos pelos alunos em sala de aula foram queimados por criminosos. Eles conseguiram fugir.