A Polícia Militar divulgou nesta sexta-feira (1º), um balanço das ocorrências do primeiro bimestre de 2013. Os dados mostram que o ano começou menos violento do que 2012. De acordo com os números do 5º BPM e da 4ª CIPM, a quantidade de homicídios registrados em Londrina em janeiro e fevereiro apresentou uma queda de 43% em relação ao mesmo período no ano passado. Ao todo, foram 13 casos nos primeiros dois meses de 2013 contra 23 em 2012.
Quando considerada toda a região de Londrina, que abrange também as cidades de Ibiporã, Cambé e Tamarana, a queda foi de 52%, com 18 homicídios neste ano e 39 no ano anterior.
Além da queda no número de homicídios, houve também uma diminuição nos casos de roubos, furtos, lesões e tráfico de drogas, na área de responsabilidade do 5º Batalhão. Somente o número de roubo de veículos, por exemplo, apresentou queda de 50% no primeiro bimestre de 2013, quando comparado ao mesmo período de 2012. Já a quantidade de pessoas presas e apreendidas aumentou 2% e 39%, respectivamente, e o número de armas apreendidas teve um aumento de 54%.
Leia mais:
Dois são presos por pesca durante a piracema na Região Metropolitana de Londrina
Ação conjunta apreende carreta com vinhos e roupas contrabandeados em Apucarana
Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína na região de Londrina
Polícia Rodoviária Estadual apreende maconha em carro após perseguição em Sertaneja
Para o Capitão da Polícia Militar, Nelson Villa, os números são um reflexo da maior ação policial nas ruas. "Nós tivemos uma melhora progressiva nos últimos anos, graças ao aumento do efetivo, que resultou na maior presença da polícia nas ruas". Segundo o capitão, o resultado positivo mostra ainda uma tendência de melhora no combate à violência na cidade. "Ainda assim, a polícia não deve jamais se sentir satisfeita, já que a criminalidade continua existindo."