O Paraná é o único Estado brasileiro que tem controle real das apreensões de drogas, inclusive com mapeamento por região de todos os volumes apreendidos. Esse monitoramento vem sendo obtido graças à implantação do programa Narcodenúncia, que era feito pelo telefone 161, em atividade há 13 meses.
Nesse período foram apreendidos mais de 55 mil quilos de drogas. O maior volume foi de maconha, com um total de 54.390 quilos. Em segundo lugar, aparece a cocaína com 702,5 quilos apreendidos.
Também foram apreendidas, 53.698 pedras de crack, 25.503 bolinhas de haxixe, 495 quilos de pasta-base para cocaína, 6.124 frascos de lança-perfume, 8,240 litros de thiner e 14 quilos de cola de sapateiro. Drogas como ecstasy, LSD e heroína também foram apreendidas, mas em volumes menores.
Leia mais:
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
Como resultado das apreensões, foram detidas 2.673 pessoas. O Narcodenúncia atende hoje pelo número 181, desde que se transformou em programa nacional, disponível a outros os Estados brasileiros.
Todas as informações podem ser acessadas pelo site www.161.pr.gov.br, que mostra a transparência e eficiência do programa. As apreensões, sejam elas feitas pela Polícia Militar, Civil, Federal ou rodoviárias Federal e Estadual, aparecem no mapeamento.
Informações da AEN