Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nove mandados

Operação da PC e Gaeco combate corrupção policial em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
01 out 2020 às 07:43
- Pedro Ribas/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A PCPR (Polícia Civil do Paraná), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e o Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa), do MPPR (Ministério Público do Paraná) realizam operação de combate à corrupção policial em Londrina na manhã desta quinta-feira (1). O objetivo é cumprir nove mandados de busca e apreensão e outras sete medidas cautelares, incluindo o afastamento das funções públicas de cinco policiais civis.


Segundo os órgãos, as investigações iniciaram-se em abril de 2019 e giram em torno de um grupo composto por policiais civis e advogados que teriam praticado crimes de peculato, corrupção passiva e concussão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os ilícitos teriam sido cometidos nos anos de 2017 e 2018 e têm relação com investigações em curso à época, que tramitavam na 10ª SDP (Subdivisão Policial de Londrina), de que eram suspeitos os clientes de dois advogados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Usou uma chave de roda

Homem é preso acusado de furtar chocolates e desodorantes de farmácia no bairro Aeroporto

Imagem de destaque
Zona Norte

Homem é preso depois de ameaçar e atirar contra vítima no Jardim Coliseu

Imagem de destaque
Motorista do carro foi preso

Polícia Rodoviária Estadual apreende 120 quilos de maconha na PR-323, em Sertanópolis

Imagem de destaque
Ato obsceno

Polícia Civil identifica 'peladão das ruas' de Rolândia flagrado em vídeos


Um desses clientes, que já faleceu, estava sendo investigado por participação em roubo e tráfico de drogas, e um dos advogados enviou-lhe mensagem de áudio citando os nomes dos policiais que iriam receber a "propina” com a finalidade de não envolvê-lo ou ao menos diminuir sua responsabilidade no inquérito policial.

Publicidade


Em outro fato investigado, policiais civis teriam exigido, por intermédio de outro advogado, o pagamento de R$ 55 mil para não autuarem o cliente em flagrante por porte de arma e extorsão. O cliente havia sido conduzido à delegacia e só foi liberado após a transferência, na própria delegacia, do dinheiro para a conta do advogado. Na circunstância, não foi feito o flagrante, tendo apenas sido instaurado posteriormente um inquérito policial. Esse cliente investigado reclamou que durante o cumprimento da busca em sua residência foram subtraídos pelos policiais objetos como celulares, televisão e vídeo game.


A investigação também contempla eventuais subtrações de objetos apreendidos em uma busca e apreensão realizada pelo grupo criminoso.

Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Criminal de Londrina.

Leia a matéria completa na Folha de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade