A operação batizada de "Fecha Cascavel", realizada pela Polícia Militar, terminou com 10 prisões, apreensão de um adolescente e apreensão de drogas e armas. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (10) pelo setor de Relações Públicas do 6.º Batalhão da PM. A operação teve início no fim da tarde da segunda-feira (09), a partir de autorização judicial para cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão.
Uma quadrilha, acusada de roubo de veículos, principalmente automóveis e motocicletas foi desarticulada pela operação. Quatro integrantes do grupo foram detidos, e recuperados dois carros e duas motos roubados. Segundo a PM, um automóvel era usado como batedor para os bandidos cometerem crimes. Há suspeita que os presos também roubavam residências e estabelecimentos comerciais em Cascavel e região.
Drogas – Ao final da operação, que durou 24 horas, a PM contabilizou a apreensão de pouco mais de 17 quilos de maconha e 380 gramas de crack. Dados da polícia revelam que, de cada grama de crack é possível extrair de 5 a 6 pedras da droga para venda no varejo. Também foram apreendidas seis armas de fogo (duas espingardas, três revólveres e uma garrucha). Houve ainda a apreensão de munição, somando 62 cartuchos de vários calibres. A PM ainda apreendeu giroflex, algema e cassetete.
Leia mais:
PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil
PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara
Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022
Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná
Para o comandante do 6.º Batalhão da PM, major Celso Luiz Borges, esta foi uma das maiores ações já realizadas na cidade. Ele destacou que não houve incremento grande no efetivo nas ruas com a ação policial – foram empregados 35 homens além do policiamento normal da cidade, mas foi uma operação pontual e estrategicamente planejada com o objetivo de prender pessoas ligadas ao tráfico de drogas e a roubos. "Hoje praticamente não tivemos registro de ocorrências", afirmou o major.
Borges explicou que a prisão da quadrilha acusada dos roubos vai trazer maior tranqüilidade a moradores e comerciantes não só de Cascavel, mas também das cidades vizinhas. Foi recuperado um carro roubado na noite de segunda-feira (9) em Assis Chateaubriand, a 80 quilômetros de Cascavel. "O proprietário do veículo esteve no quartel para receber de volta o carro que foi recuperado na operação", disse o oficial. O comandante do 6.º BPM disse que ações semelhantes vão ser repetidas.