Para moradores e comerciantes da região norte, nada mudou após cinco anos da tragédia na Avenida Saul Elkind. Acidentes acontecem semanalmente no mesmo cruzamento, com a Rua Francisco Marques de Oliveira, onde quatro jovens morreram em setembro 2012.
Proprietário de uma loja de doces localizada a poucos metros do cruzamento, Sandro Marques relata que somente a instalação de redutores de velocidade diminuirá o número de colisões. "Os anos passaram e nada mudou. Retiraram apenas algumas árvores do canteiro, mas os acidentes continuam acontecendo", lamenta. "Para acabar com os acidentes, não tem segredo. Precisamos mesmo de redutores de velocidade: lombada eletrônica, quebra-molas ou semáforo", exige o comerciante.
Em um dos acidentes no cruzamento, registrado na semana passada, um veículo chegou a derrubar o muro e na sequência ainda invadiu o pátio de uma igreja. Segundo a universitária Noeli Fernandes, que trabalha em uma loja de equipamentos para cozinha em frente ao local, a colisão teria acontecido durante o período da madrugada. "Não tinha pedestre na rua, por isso ninguém se machucou com gravidade", avalia. Além da ausência de redutores de velocidade, a boa pavimentação no trecho estaria empolgando os condutores. "O asfalto foi reformado há pouco tempo e os motoristas aproveitam para correr no pedaço", conta.
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Próximo ao cruzamento há um ponto de ônibus. De acordo com o vigilante Pedro de Andrade, os passageiros desembarcam do coletivo, linha 406 (Conjunto Aquiles Stenghel), e são atingidos durante a travessia. "Apesar da faixa de pedestres, atropelamentos são frequentes. Já tentei chamar a atenção das autoridades sobre o perigo, mas não fui ouvido. Precisamos urgentemente de uma faixa elevada. Assim os motoristas seriam obrigados a frear no local", acredita Andrade.
CMTU promove mudanças
Como havia adiantado o NOSSODIA, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estuda maneiras para dar mais segurança a pedestres e condutores na Saul Elkind. Uma delas é a definição do limite de velocidade da via, de 50 km/h, que está sendo padronizada em toda a extensão.
A exceção serão locais que apresentam escolas, onde a velocidade será reduzida para 30 km/h. A expectativa é que o serviço, que também prevê novas pinturas no asfalto e a troca de pelo menos 20 placas, seja finalizado na próxima semana.
De acordo com a assessoria da companhia, a velocidade foi definida pelo estudo que avaliou o volume de veículos que transitam pela avenida. Além da maior segurança aos pedestres, ainda evitará congestionamentos. Placas de padronização da via em 50 km/h estão sendo instaladas. A avenida ainda deve receber radares estáticos para flagrar os motoristas mais apressadinhos. (P.M.)
Líder em número de mortes
O levantamento do último Placar do Trânsito, realizado entre janeiro e agosto de 2017, apontou que a Avenida Saul Elkind está no topo do ranking de mortes, com oito casos. Segundo o diretor de trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco, com as intervenções se espera diminuir a violência na principal via da zona norte. "Queremos melhorar as condições de mobilidade, principalmente para quem anda a pé. Além da uniformização da velocidade máxima permitida, vamos pintar mais faixas de pedestres, instalar alguns tachões, executar a manutenção de outras sinalizações e pintar também os meios-fios", anuncia o diretor.