Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cruzeiro do Oeste

Paraná: 844 detentos fazem rebelião em penitenciária; agente é refém

Auber Silva - Redação Bonde
10 set 2014 às 17:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os 844 detentos da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (25 km a leste de Umuarama) estão rebelados desde o início da noite desta quarta-feira (10). O motim começou por volta das 15h30, entre aproximadamente 70 presidiários de duas alas da unidade, e se alastrou para as demais galerias nas horas seguintes, informa a Polícia Militar.

De acordo com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), um agente penitenciário foi feito refém. A penitenciária suporta 1.108 presos e atualmente abriga 844 detentos. Parte dos amotinados tomou o terraço de uma das 32 galerias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Recentemente, 124 presos que estavam na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) foram remanejados para Cruzeiro do Oeste após a rebelião do final de agosto. Na ocasião, cinco presidiários foram mortos e 25 ficaram feridos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Operação conjunta

‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante

Imagem de destaque
Vítima conseguiu pedir ajuda

Jovem rouba dinheiro de conveniência de posto de combustíveis e acaba preso em Londrina

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Polícia Rodoviária Estadual apreende mais de 185 quilos de maconha em Sertanópolis

Imagem de destaque
Gestação de 38 semanas

Suspeito de agredir companheira grávida com um chinelo é preso em Apucarana


A PM coordena as negociações com os líderes da rebelião. As cidades de Campo Mourão, Maringá e Paranavaí já enviaram unidades em apoio. Os presidiários pedem melhores condições e transferências para outras unidades penitenciárias do estado.

Publicidade


Em nota, o Governo do Estado repudiou a rebelião na Penitenciária de Cruzeiro do Oeste por se tratar de uma unidade com excedente de vagas. O comunicado também informa que será feita uma investigação para apontar se houve falhas operacionais que facilitaram o motim.


Faltam agentes

Publicidade


O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antony Johnson, disse à Folha de Londrina que no momento da rebelião havia 40 agentes trabalhando na penitenciária, já que esse é o número de agentes atuando em cada um dos três plantões. Ao todo, portanto, a unidade conta com 120 agentes, número que o Sindarspen considera insuficiente. "O ideal seria no mínimo 180", afirmou Johnson.


Segundo ele, o sindicato tem uma audiência marcada para amanhã na Secretaria de Justiça e Cidadania (Seju), em que promete reivindicar a ampliação de vagas no concurso público, implantação do Plano de Carreiras e Salários e um plano de aposentadoria especial.


Dependendo do resultado do encontro, afirmou Johnson, a categoria pode deflagrar greve geral a partir do próximo dia 17, quando haverá uma Assembleia Geral em Curitiba.

Matéria atualizada às 21h, com informações do repórter Diego Prazeres, da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo