A Polícia Militar do Paraná pede aos comerciantes e à população local do litoral paranaense para que fique alerta ao receber notas de dinheiro de alto valor tendo em vista a soltura de notas falsas nas cidades litorâneas nos últimos dias. Desde o dia 21 até o dia de Natal já foram dois casos: em Pontal do Paraná e em Guaratuba. "Sendo os dois municípios localizados nos extremos do litoral, acreditamos que possa existir mais dinheiro falso circulando", alerta o Comandante do 9° Batalhão da PM e coordenador da Operação Verão Paraná 2013/2014, tenente-coronel Lanes Randal Prates.
De acordo com o oficial da PM, o comerciante e o cidadão devem ficar atentos a alguns detalhes das notas que o ajudarão a identificar se o dinheiro é falso ou verdadeiro. "Tem as marcas d’água, o papel, os símbolos, os relevos, entre outras características que podem ajudar na hora da dúvida. E se a dúvida permanecer, de alguma forma acione a PM por meio do 190 que iremos até o local para fazer os encaminhamentos necessários", explica.
O crime de falsificação de moeda está previsto no Código Penal, artigo 289, sendo que a pena pode variar de 03 anos a 12 anos de reclusão. "É importante o acionamento da PM para a coleta de informações junto aos comerciantes ou ao cidadão que foram vítimas do crime e para o devido encaminhamento dos suspeitos à Polícia Federal ou à Polícia Civil, às quais competem as providências nestes casos", esclarece Prates.