A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal oficializaram nesta segunda-feira (23) uma parceria para oficializar a atuação em conjunto na área urbana de Londrina. No início da manhã, houve passagem de serviço integrada das duas corporações para a passagem de orientações de ações conjuntas entre as equipes.
O comandante da Companhia de Rádio Patrulhamento Motorizado do 5º Batalhão da PM, capitão Marcos Tordoro, disse que a intenção é que as passagens de serviço integrada ocorram com frequência, para que haja integração também no momento das ocorrências, como ocorre já na zona rural de Londrina. "Os dois efetivos já estavam nas ruas, mas não tinham essa comunicação na ponta, no local da ocorrência", diz Tordoro.
Para ele, a integração resultará numa salvaguarda maior tanto da vida do solicitante quanto dos agentes, sejam da PM, sejam da GCM. "Nós estamos alinhando as linhas de ações Isso é um processo que já vem ocorrendo e nós teremos uma ação que marcará a segurança de Londrina", diz.
Leia mais:
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
Foragido por homicídio em São Paulo é encontrado trabalhando na região de Londrina
Família reencontra equipe da PRF que fez transporte aéreo de bebê para transplante
Menino é conduzido à delegacia após ser visto com fósforos e óleo próximo a uma escola de Cambé
O secretário de Defesa Social de Londrina, Evaristo Kuceki, diz que o modelo torna mais fácil o trabalho das corporações. "A Guarda Civil dá prioridades aos prédios públicos, mas, no patrulhamento, podemos ajudar a PM, quando soubermos a localização das ocorrências", diz.
Ele recorda que já existe integração entre os comandos de emergência da PM e da GCM, principalmente quando há ocorrências em prédios públicos ou casos que envolvam a Lei Maria da Penha, de proteção à mulher e a familiares.
Apreensão de drogas
Após a primeira troca de comando integrada, PM e GCM prenderam dois homens no Conjunto Panissa, na manhã desta segunda-feira. Um deles tinha uma porção de maconha e o outro, R$ 360 em notas trocadas. Ambos foram levados à delegacia, onde foram autuados por tráfico.