Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Super máquina

PMPR testa 'viatura inteligente' capaz de identificar pessoas foragidas e veículos roubados

Redação Bonde com assessoria de imprensa
21 dez 2022 às 10:36

Compartilhar notícia

- Divulgação/PMPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A PMPPR (Polícia Militar do Paraná) passou a utiliza neste fim de ano mais um aparato tecnológico contra a criminalidade: a “viatura inteligente”. Ela é equipada com câmeras que têm capacidade de identificar placas de veículos e reconhecimento facial. Os equipamentos foram instalados em uma viatura própria da corporação que está circulando na Capital, em modelo de teste, e vai participar das ações no Litoral durante o Verão Maior Paraná.


O veículo tem quatro câmeras de monitoramento, sendo duas laterais, uma frontal e outra com captação em 360º. O sistema das câmeras consegue acessar informações dos veículos e das pessoas filmadas, como idade, características físicas e alerta de foragido da justiça. Além disso, contabiliza a quantidade de pessoas e veículos identificados durante a atividade policial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



As viaturas receberam um chip para acesso à rede, possibilitando o envio das informações coletadas para a central instalada em um setor da Diretoria de Desenvolvimento, Tecnologia e Qualidade da PMPR, que fará a leitura do banco de dados e transmitirá o alerta em caso de identificação de irregularidades nos veículos ou mandados contra as pessoas identificadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oito anos após o crime

Homem condenado por estupro contra própria enteada é preso em Maringá

Imagem de destaque
Vale do Ivaí

Homem é preso ao ser flagrado com 26 pés de maconha que plantou no quintal em Cambira

Imagem de destaque
Saiba mais

Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos



O comandante-geral da PM paranaense, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que desde o ano passado a corporação estava procurando equipamentos e tecnologias que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, compatíveis com a atuação da PM. “A tecnologia tem que ser uma aliada no combate ao crime”, afirmou.

Publicidade


O diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira, disse que haverá integração das câmeras com o banco de dados de outros órgãos de trânsito e de segurança para auxiliar na identificação de suspeitos.


“Nós faremos os testes com a viatura durante a temporada de verão e, a partir daí, já avaliar a possibilidade de aquisição desses equipamentos para incorporarem de vez o trabalho da PMPR nas outras viaturas”, explicou. “A possibilidade da leitura de placas e de reconhecimento facial, a partir da inserção de banco de dados do Detran e dos órgãos de segurança, inclusive municipais, fará com que o policial saiba quem abordar e possa definir antecipadamente de que forma vai agir, levando mais segurança para a população”.

Publicidade


Olho vivo


A expectativa é que os equipamentos, se aprovados nos testes, sejam adquiridos futuramente para expansão do projeto Olho Vivo, criado pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública) do Paraná. O projeto conta com sistema de câmeras integradas, que auxiliam no andamento dos trabalhos das forças de segurança do Estado.


Atualmente, mais de 3 mil câmeras já estão ligadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Sesp. Elas são próprias do Estado ou provenientes de convênios com os municípios e de parcerias com outras redes federais. A tecnologia permite o reconhecimento facial para a identificação de pessoas suspeitas e a leitura da placa de veículos, facilitando a busca por carros com indicativo de furto ou roubo.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo