Polícia

Polícia Ambiental estoura cativeiros de aves silvestres

24 mai 2012 às 08:22

Onze pássaros silvestres foram resgatados ontem pela Força Verde de cativeiros clandestinos na Zona Rural de Londrina. Segundo informações do capitão Ricardo Eguedis, comandante da 2 Companhia de Polícia Ambiental do Paraná, um papagaio, um trinca-ferro, um canário e um azulão foram encontrados no Distrito de Paiquerê (Zona Sul). Já em Guairacá, também na Zona Sul, foram recolhidos dois tucanos, dois trinca-ferros, um melgo e dois pintassilgos.

Também foram apreendidos materiais de captura, como facões e gaiolas. Dois homens, ambos com aproximadamente 80 anos, foram apontados como responsáveis pelos cativeiros irregulares. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de infração penal pela posse de animais silvestres e foram liberados.


Na terça-feira, três filhotes de coruja, da espécie conhecida como coruja-da-igreja, foram encontrados por uma equipe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) à margem da Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, próximo à Mata do Godoy (Zona Sul).


Conforme Eguedis, essa espécie não é comum na região de Londrina. Para ele, os filhotes podem ser provenientes do comércio ilegal de animais silvestres e devem ter sido abandonados após uma venda frustada.

Todas as aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Mauá da Serra (Norte), onde serão tratados e depois devolvidos à natureza. (Com informações de Patrícia Alves, da Folha Web)


Continue lendo