Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Adolescentes prenderam cinco pessoas de uma família que operava um negócio de venda ilegal de drogas numa ação de combate ao microtráfico na manhã desta quinta-feira (9), na zona norte de Londrina. Foram expedidos três mandados de busca e apreensão.
Em uma casa no Jardim Aliança, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, munições calibre 9 milímetros, quatro quilos de maconha e cerca de três quilos e meio de crack e cocaína. Parte da droga já estava pronta para ser vendida a usuários. Em uma segunda residência, no mesmo bairro e pertencente a parentes, policiais encontraram diversas porções de crack, cocaína e maconha também prontas para venda.
Além das drogas e da arma, ainda foram apreendidos R$ 3,5 mil em cédulas de pequeno valor, balanças de precisão e vários eppendorfs (recipientes de plástico utilizado para comercialização de cocaína).
Leia mais:
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
Foragido por homicídio em São Paulo é encontrado trabalhando na região de Londrina
Família reencontra equipe da PRF que fez transporte aéreo de bebê para transplante
Menino é conduzido à delegacia após ser visto com fósforos e óleo próximo a uma escola de Cambé
Segundo o delegado Ernandes Cezar Alves, a operação desta manhã é resultado de outra prisão em flagrante realizada pela Delegacia do Adolescente, em fevereiro deste ano, na mesma região da cidade. Na ocasião, um menor de idade e um maior foram detidos com cerca de um quilo de crack. "Suspeitamos tratar-se de uma quadrilha organizada para o tráfico, devido à situação econômica, e as investigações comprovaram tratar-se de uma família que agia em conjunto para este fim", afirma. De acordo com ele, os suspeitos detidos em fevereiro disseram que a droga apreendida renderia até R$ 50 mil.
A investigação indicou que a família formaria uma organização criminosa para desenvolver comércio de drogas, com divisão de tarefas bem definida. "Os pais davam anuência e apoio logístico, assim como uma irmã, que fazia ainda a contabilidade do negócio. E, como ela não tinha antecedente, não levantava suspeitas", diz o delegado.
Combate ao tráfico doméstico
A operação do Denarc é parte de uma série de ações promovidas em Londrina pela Polícia Civil para combater o microtráfico. O delegado-chefe do Denarc em Londrina, Lanevilton Theodoro Moreira, afirma que o objetivo é reduzir os índices de crimes como roubo, furtos e homicídios.
A operação desta quinta teve a participação de cerca de 20 policiais civis das duas divisões. Nos últimos 30 dias, 21 pessoas foram presas em flagrante por vender drogas para usuários e mais de 15 quilos de entorpecentes ilegais foram apreendidos.