A Polícia Civil do Paraná informou nesta quarta-feira (8) que fez uma "limpeza" antes da instalação da Unidade Paraná Seguro (UPS) na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Segundo nota publicada no site da corporação, policiais fizeram uma depuração na região, prendendo "alguns dos mais perigosos elementos", para que durante a instalação da UPS propriamente dita não ocorresse reação por parte dos "marginais". "Nós fazemos esse serviço de limpeza antes, justamente para que no dia em que a UPS é instalada não aconteçam confrontos e a população não seja colocada em risco", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.
A Divisão Policial Metropolitana (DPMetro) realizou duas operações Cinturão, nos últimos meses, e tirou de circulação dez suspeitos. De acordo com a Polícia Civil, estrategicamente, as ações foram feitas nos município de Colombo, onde fica a UPS, e em Pinhais, que faz fronteira com a Vila Zumbi.
Leia mais:
Homem de 21 anos é preso por estuprar menina de 14 anos em Telêmaco Borba
Fiscal da prefeitura de Maringá é preso por suspeita de abusar de menino de nove anos
Filho agride mãe após ela pedir que o adolescente fosse para a escola em Apucarana
Servidores públicos suspeitos de envolvimento em esquema de corrupção são afastados no Paraná
Durante as operações, foram presos acusados de tráfico de drogas, homicídios e um homem responsável por ter levado R$ 700 mil de uma joalheria no município gaúcho de Erechim, que estava foragido em Pinhais. Também foram apreendidos uma pistola, um revólver 38, cinco munições, dez tijolos de maconha, 188 pedras de crack, R$3.450 em dinheiro e cinco máquinas caça-níqueis.
"Essas operações, que envolvem policiais de toda a divisão e de outras divisões da Polícia Civil também, vêm de encontro com o programam Paraná Seguro, do governo do Estado, servindo como preparação para instalação das UPSs", explicou o delegado titular da DPMetro, Agenor Salgado Filho.
A UPS vilas Zumbi e Liberdade é a primeira da RMC, a 11º primeira da grande Curitiba e a 13º do Estado do Paraná, implantadas em pouco mais de um ano. A instalação oficial acontece nesta quarta-feira (8), com a presença do governador do Paraná, Beto Richa.