Ocorreu nesta quinta-feira (19) a "Operação Reforço Operacional", promovida pela PMPR (Policia Militar do Paraná) em todos os municípios do Estado simultaneamente.
Em Londrina, as ações foram coordenadas pelo 5° BPM (Batalhão de Polícia Militar), com foco em operações como patrulhamentos, bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturação de área e abordagens policiais para intensificar a presença da PMPR nas ações de preservação.
Leia mais:
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Leia também: Polícia Militar apreende dois caminhões com 160 armas no Noroeste do Paraná.
A operação, que foi iniciada às 16 horas em frente ao Teatro Ouro Verde na Av. Paraná (Calçadão), contou com um efetivo de 85 policiais militares e 27 viaturas, incluindo 6 comuns da Choque, uma da Choque Canil, uma da Policia Ambiental e uma da Rotam.
Ao todo, 115 pessoas foram abordadas, além de 55 carros e 15 motos, sendo necessários a emissão de 19 notificações e o recolhimento de quatro veículos. Também foram apreendidos kits de drogas para consumo, como 5 gramas de maconha e 0.5 gramas de hashish, além de sedas e isqueiros. Uma pessoa foi apreendida por infração de trânsito.
Segundo o Major Élio Boing, a operação não busca um resultado específico, sendo organizada conforme o horário que os crimes, como furto, roubo e lesão corporal, costumam ocorrer. "É prevenção e não repressão. Se uma pessoa iria roubar no calçadão e há uma viatura no local, a pessoa desiste do crime", explica o Major.
Para o Tenente Marcos Paulo Rodrigues, do 5° BPM, não houve nada fora do esperado, sendo "ações de praxe, apenas para reforçar o policiamento na cidade".
A operação deve ocorrer todas as quartas e sextas até segunda ordem.
*Sob supervisão de Fernanda Circhia