Cinco pessoas foram presas por policiais civis da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) na manhã desta terça-feira (30) na Operação Gaspar Velloso, que leva o nome da escola municipal do conjunto Sebastião de Melo César, zona norte de Londrina, onde o tráfico de drogas acontecia nas imediações. Segundo o delegado Adílson José da Silva, o "núcleo duro" da organização criminosa, já atuante há pelo menos dois anos no bairro, foi desmantelado.
No total, a Justiça mandou prender oito pessoas, mas duas estão detidas na CCL (Casa de Custódia de Londrina). O oitavo alvo não foi localizado. Também foram cumpridos 16 mandados de busca, apreensão e sequestro de bens. A operação envolveu 53 investigadores da Denarc, Guarda Municipal, Goa (Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil), FERA (Força Especial de Repressão Antitóxico), da 10ª SDP , 17ª (Apucarana) e 22ª (Arapongas).
"As investigações começaram em fevereiro. Nesse tempo, prendemos várias pessoas ligadas ao tráfico e apreendemos bastante droga, como cocaína e maconha. Apurando aqui e ali, identificamos outros integrantes. Alguns tinham sido detidos em 2017, mas foram soltos e continuaram a vender os entorpecentes. Uns comercializavam, outros transportavam, ou seja, cada um tinha uma função bem definida", explicou Silva.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
De acordo com o delegado, um menor foi apreendido suspeito de participar do grupo, mas não confirmou se os traficantes aliciavam alunos da escola municipal. Os presos serão interrogados e devem ser indiciados por tráfico de drogas. Após a conclusão do inquérito, o caso será encaminhado para oferecimento ou não de denúncia do Ministério Público.