Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Norte Pioneiro

Polícia prende vereador de Carlópolis por venda de cirurgias bariátricas pelo SUS

Redação Bonde com AEN-PR
29 out 2020 às 12:43
- Divulgação/Polícia Civil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia prendeu preventivamente na manhã desta quinta-feira (29) um vereador de Carlópolis (norte pioneiro) acusado de participar de um esquema de venda de cirurgias bariátricas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Também foi realizada a prisão uma mulher suspeita de conseguir falsas guias.


Sete mandados de busca e apreensão também foram cumpridos no decorrer da ação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa é a segunda fase da operação que investiga uma organização criminosa que teria lucrado mais de R$ 10 milhões com a venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS, em hospital da Região Metropolitana de Curitiba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região

Carro é flagrado com 144 garrafas de vinho argentino sem comprovação fiscal em Sertanópolis

Imagem de destaque
Operação Donativos

Policial civil acusado de receber propina de suspeito de homicídio é preso em Maringá

Imagem de destaque
Segurança pública

Governo propõe ampliar cargos na PM para atender novo batalhão em Sarandi

Imagem de destaque
Mil pacotes apreendidos

Veículo com cigarros contrabandeados é apreendido pela polícia em Bela Vista do Paraíso


Relembre o caso: Deflagrada operação contra esquema de furar fila do SUS para cirurgias bariátricas

Publicidade


Os policiais civis cumpriram as ordens judiciais nas seguintes localidades: Carlópolis, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Estado, e em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. As prisões desta quinta aconteceram em Carlópolis e em Colombo.


Segundo as investigações, o vereador teria falsificado guias do SUS. Isso possibilitava encaminhamento de pacientes, principalmente do Estado de São Paulo, para fazerem cirurgias bariátricas no hospital do Paraná. Ele atuaria juntamente com médicos que assinavam essas guias.

Publicidade


A organização criminosa é investigada pelos crimes de extorsão, falsidade ideológica, uso de documento falso, concussão e organização criminosa.


O esquema


O grupo criminoso, por meio de redes sociais ou indicações, entrava em contato com pessoas de vários estados (a maioria de São Paulo e Santa Catarina), interessadas em realizar cirurgia bariátrica. Os pacientes, muitas vezes, estavam aguardando há anos na fila para serem operados pelo SUS, e acabavam aceitando pagar até R$ 3 mil em cirurgias que deveriam ser gratuitas.

As investigações ainda apontam que o grupo criminoso conseguiria receber em duplicidade os valores pagos pelo SUS ao hospital pelas cirurgias bariátricas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade