Vinte presas conseguiram fugir do 4º Distrito Policial (DP) de Londrina durante a noite de quinta-feira (2). De acordo com o delegado Willian Douglas Soares, da 10ª Subdivisão Policial (SDP), por volta das 19h30, algumas detentas usaram estoques (facas improvisadas) para render o carceiro e o prenderam em uma das celas. "O auxiliar de carceragem foi rendido quando ele foi prender as presas nas celas. Ele não sofreu lesões graves, apenas ferimentos superficiais no pescoço e mão".
O carcereiro ficou preso na cela por cerca de três horas. Somente às 22h30, conseguiu sair da cela e acionar a Polícia Militar.
Segundo o delegado, a fuga poderia ter sido maior, já que não há mais guarda externa da PM no distrito e o único vigilante havia sido rendido. Das 48 presas, 28 optaram por permanecer na cadeia. O 4º DP tem capacidade para 24 detentas.
Leia mais:
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Jovem rouba dinheiro de conveniência de posto de combustíveis e acaba preso em Londrina
Polícia Rodoviária Estadual apreende mais de 185 quilos de maconha em Sertanópolis
Suspeito de agredir companheira grávida com um chinelo é preso em Apucarana
O delegado acredita que a fuga foi motivada pela iminência das mudanças do sistema penitenciário. Segundo ele, muitas não queriam a mudança para o 3º DP ou para Curitiba. "Muitas não querem ser transferidas para a capital", finalizou.
As presas já foram identificadas mas nenhuma havia sido localizada até às 9h30 desta sexta-feira (3). A maioria das fugitivas cumpriam pena por tráfico de drogas.