A PC (Polícia Civil) de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) vai indiciar a professora de biologia do Colégio Estadual Rio Branco pelo crime de injúria racial contra um aluno de 15 anos. O caso teria ocorrido em 9 de abril. A suspeita teria dito que a vítima "veio de um navio negreiro". A mãe do aluno registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar e foi até a Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com Rafael Guimarães, delegado de Santo Antônio da Platina, a suspeita nega o crime. "Ela contou que estava dando uma aula de biologia sobre as origens dos brasileiros e não teria ofendido o estudante", disse.
Entretanto, ainda segundo Guimarães, testemunhas declararam que houve injúria racial. "Em depoimento, dois outros alunos relataram que a professora ofendeu a vítima dizendo 'você não tem direito de falar nada, você veio em um navio negreiro' ", afirmou.
Leia mais:
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
Foragido por homicídio em São Paulo é encontrado trabalhando na região de Londrina
Família reencontra equipe da PRF que fez transporte aéreo de bebê para transplante
Menino é conduzido à delegacia após ser visto com fósforos e óleo próximo a uma escola de Cambé
O inquérito deve ser encaminhado ao MP (Ministério Público) na próxima semana e ela responderá pelo crime de injúria racial. A pena é detenção de um a seis meses ou multa.
O NRE (Núcleo Regional de Educação) de Jacarezinho (Norte Pioneiro), responsável pela área de Santo Antônio da Platina e que acompanha o caso, afirma que o processo está em sindicância e a professora continua dando aula.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.