Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sistema carcerário

Região de Londrina tem a maior superlotação em cadeias do Estado

Paulo Monteiro - Grupo Folha
10 abr 2017 às 08:45

Compartilhar notícia

- Paulo Monteiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A região de Londrina possui o indicador mais grave de superlotação em cadeias do Paraná, com 2.398 presos além da capacidade. Segundo o estudo do Tribunal de Contas do Estado, divulgado na última semana, um terço dos 29 mil presos do Paraná estão amontoados nas 174 cadeias e carceragens de delegacias, sem acesso a trabalhos de ressocialização, em condições insalubres e degradantes. Ibiporã e Cambé possuem mais de 240 presos além da capacidade. Realidade que compromete o trabalho de policiais civis (desviados das funções de origem) e ameaça comunidades.

Elaborado pelo Departamento Penitenciário do Estado (Depen), o mapa carcerário apontou, em novembro de 2016, que o Paraná possuía 28.974 presos. Mais de 19 mil cumprindo pena em 33 presídios e 9.737 (33,6%) mantidos em 174 cadeias e delegacias, sob custódia da Polícia Civil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com capacidade para 4.417 detentos provisórios, as cadeias e delegacias tinham, na data, 5.320 presos além do que podiam comportar. Sua taxa de ocupação alcançava mais de 2,2 vezes a quantidade de vagas disponíveis. O indicador mais grave de superlotação estava na região de Londrina, com 2.398 presos além da capacidade. Já o excesso de presos se verificava nas 33 penitenciárias, espalhadas por todas as regiões do Estado. Com 18.103 vagas para os regimes fechado e semiaberto, esse sistema apresentava, em novembro passado, deficit de 1.134 vagas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atirou contra os agentes

Suspeito de roubar unidades de Ozempic em farmácias é morto em confronto com a polícia em Londrina

Imagem de destaque
Pássaros foram apreendidos

Dois são presos por pesca durante a piracema na Região Metropolitana de Londrina

Imagem de destaque
Carga milionária

Ação conjunta apreende carreta com vinhos e roupas contrabandeados em Apucarana

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína na região de Londrina


Com mais de 100 presos acima da capacidade, a Delegacia de Ibiporã foi palco de duas fugas em massa em quatro meses. Na última, em março, 24 presos fugiram. Apenas seis foram recapturados. "A capacidade é para apenas 30, mas hoje estamos com 140 detentos. Nosso solário é voltado para a rua e muito frágil, favorece a entrada de drogas e objetos utilizados para a fuga, como serras. Na última, em março, 24 presos fugiram. Apenas seis foram recapturados. Em dezembro, 40 escaparam", explicou o delegado Vitor Dutra de Oliveira.

Publicidade


De forma paliativa, a autoridade policial faz pequenos consertos em busca de evitar mais saídas desordenadas de presos. "Reparos são realizados para fechar os buracos, mas não conseguimos conter as fugas. Há projetos para a remoção de presos, mas não há previsão para que as transferências ocorram", admite.


A superlotação em cadeias prejudica ainda o cumprimento das obrigações policiais civis. Investigadores, escrivães e delegados, em desvio de função, se ocupam da custódia e remoção de presos. Muitos deixam a investigação de crimes em segundo plano. "A situação insalubre, além dos presos, coloca a vida de policiais e agentes em risco. Vale ressaltar que o problema foge do controle das autoridades", reforça o delegado.


De acordo com Oliveira, a carceragem já foi até interditada. "Há dois meses a Promotoria de Justiça de Ibiporã exigiu a interdição parcial desta cadeia, mas a ação não foi cumprida. A Vigilância Sanitária municipal também interditou o prédio, mas a determinação não surtiu efeitos", revela. A Delegacia de Ibiporã também enfrenta problemas de superlotação. Mesmo não registrando fugas em massa desde 2014, com capacidade para 52, a carceragem abriga atualmente 185 detentos.

Leia mais no NOSSODIA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo