Vinte detentos fugiram da Colônia Penal Agrícola que fica em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, no final da tarde de domingo (17). Eles renderam agentes penitenciários para escapar do local. Até o começo da tarde de segunda-feira (18), nenhum deles havia sido encontrado.
Segundo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju), responsável pelo sistema penitenciário, a fuga aconteceu depois de uma revista e detentos que constatou que cinco deles estavam em posse de celulares e drogas. Eles eram levados para um conselho disciplinar dentro da colônia quando outros 15 renderam os agentes e iniciaram a fuga.
Com a rendição dos agentes, os outros cinco também fugiram. O local onde funciona a Colônia Penal Agrícola é aberto, sem cercas, e funciona para manter detentos do regime semi-aberto – que podem sair do local para trabalhar e estudar. De acordo com a Seju, quando recapturados, os presos voltarão para o regime fechado. (com informações do Repórter Rubens Cheire Jr, da Folha de Londrina).