Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No poder

A presidente Cristina Kirchner toma posse na Argentina

Redação Bonde
10 dez 2007 às 14:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, passa hoje o comando do país para Cristina Kirchner, a primeira mulher eleita para o cargo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia, às 15h (horário local), e depois volta a Brasília.

Esta é uma posse presidencial inédita para a Argentina. Pela primeira vez, uma mulher eleita pelo voto popular receberá o comando do país das mãos do próprio marido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cerimônia ocorre no Parlamento argentino, onde Cristina fará o juramento e seu primeiro discurso já como chefe oficial do Executivo argentino pelos próximos quatro anos. Ela receberá cumprimentos de colegas da América Latina, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Depois, seguirá para a Casa Rosada, sede do governo argentino, para dar posse a seu ministério. A maior parte dos ministros já fazia parte do governo de Nestor. Uma das novidades é o ministro da Fazenda, Martín Lousteau, 36 anos, que presidia a segunda maior entidade financeira do país.

Publicidade


Após a cerimônia formal, haverá shows populares em frente à Casa Rosada, na histórica Praça de Maio, onde a população ficará reunida para receber a nova presidente e poderá assistir à posse em telões. Desde ontem (9), trabalhadores montavam a estrutura para a festa.


No dia 28 de outubro, Cristina Kirchner venceu as eleições com 45,29% dos votos, correspondentes a cerca de 9 milhões de cidadãos, contra 23,4% da adversária Elisa Carrió.


Natural da cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires, Cristina é advogada e conheceu o marido quando eram militantes universitários. Antes de ser eleita presidente da Argentina, ela foi senadora por Buenos Aires.

ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo