Em duas das quatro concessionárias que conseguiram autorização do Tribunal Regional Federal (TRF) de Porto Alegre para aumentar as tarifas de pedágio, em vigor desde domingo, os usuários já estão pagando também os chamados ''degraus'', uma espécie de adicional nas tarifas acertado entre o governo anterior e as concessionárias.
Em junho de 1998, o então governo Jaime Lerner (PSB) promoveu uma redução de 50% nas tarifas do pedágio para, no ano seguinte, após ser reeleito governador, permitir uma recomposição de até 103%.
Ocorre que entre 1998 e 2000, as concessionárias firmaram um acordo com o governo Lerner de reduzir o cronograma de obras para compensar o período que ficaram sem reajuste, alegando desequilíbrio financeiro, já que as tarifas deixaram de ser reajustadas conforme os contratos originais.
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Após dois aditivos firmados ficou estabelecido que a cada antecipação de obras, as concessionárias iriam recompor os custos nas tarifas dos pedágios, além do reajuste anual normal.
De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes esta é a primeira vez que o usuário começa a pagar a conta dos ''degraus''. O acerto do governo Lerner com as concessionárias prevê que os degraus poderiam ser cobrados a partir de dezembro de 2003.
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