A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa aprovou, em sua reunião de quarta-feira (13), parecer favorável à tramitação do projeto de lei complementar nº 898/11, que institui a Região Metropolitana de Umuarama. O projeto é de autoria do deputado Fernando Scanavaca (PDT), e a proposta foi incluída na pauta dos trabalhos da comissão a pedido do relator, deputado Enio Verri (PT).
De acordo com o projeto, a Região Metropolitana de Umuarama deve ser constituída, além de Umuarama, dos municípios de Alto Paraíso, Cruzeiro do Oeste, Ivaté, Perobal, Maria Helena, Xambrê, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Esperança Nova, Cafezal do Sul, Cidade Gaúcha, Douradina, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Mariluz, Nova Olímpia, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapejara e Tapira.
"Apesar de crises e dificuldades diversas, a região de Umuarama vem se desenvolvendo e reclama mecanismos capazes de lhe assegurar crescimento ordenado, com planejamento integrado de suas prioridades para a superação dos problemas que enfrenta juntamente com outras cidades, buscando a valorização de suas culturas e tradições, assim como o respeito de suas individualidades", justifica Scanavaca.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Segundo o parlamentar, diversas outras regiões do Paraná buscam este nível de organização, seguindo o exemplo da Região Metropolitana de Curitiba, que foi constituída ainda em 1973.