O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou, nesta segunda-feira (18), requerimento convocando o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para se pronunciarem sobre a notícia de que o embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora, teria mobilizado militantes contra a blogueira dissidente Yoani Sánchez, que depois de várias tentativas teve permissão do regime cubano para viajar.
"Estou propondo a convocação para que falem ao Plenário do Senado porque a Comissão de Relações Exteriores ainda não foi instalada e certamente teremos aí uns 15 dias para que ela volte a rotina de trabalho", destacou.
O senador afirmou que a atitude do embaixador de Cuba no Brasil é uma afronta à soberania nacional e lembrou que ele é o segundo embaixador no país a agir de maneira ilegal.
Leia mais:
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
"Em poucos dias, dois embaixadores no Brasil rasgaram a Convenção de Viena: o embaixador da Venezuela, recentemente, participando de um evento em defesa de mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal; e, agora, o embaixador de Cuba", criticou.
Alvaro Dias disse que também encaminhará à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional requerimento convocando os embaixadores de Cuba e da Venezuela para falarem sobre os eventos.
"Nós não podemos admitir, em hipótese alguma, qualquer ofensa à soberania do nosso país. Seria obrigação do governo brasileiro declarar persona non grata o embaixador da Venezuela e o embaixador de Cuba no nosso país", afirmou.