Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Concorrência

Antes mesmo da posse, senadores disputam gabinetes

Agência Brasil
25 nov 2010 às 18:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nem tomaram posse e senadores eleitos da base aliada e da oposição já se envolveram na primeira disputa na Casa: a escolha dos gabinetes onde despacharão pelos próximos oito anos, problema que a Mesa Diretora tenta resolver desde o resultado das eleições. Mesmo com critérios formais bem definidos, com prioridade aos ex-presidentes, ex-governadores, ex-senadores e portadores de deficiência, há concorrência.

O 1° secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), disse que os gabinetes mais disputados estão no Anexo I, pelo tamanho maior em relação aos outros. Geralmente esses gabinetes são destinados aos ex-presidentes, vice-presidentes e ex-governadores. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ocupa um desses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Estamos fazendo as acomodações. Os problemas são menores do que achávamos. Alguns setores [onde estão os gabinetes] são considerados uma Vieira Souto, Avenida Atlântica ou Leblon", disse o Heráclito Fortes, numa comparação com a valorização de imóveis localizados em áreas nobres do Rio de Janeiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


O diretor-geral, Haroldo Tajra, informou que a administração faz o mapeamento dos gabinetes que estarão disponíveis a partir da próxima legislatura para distribuição. O ex-governador de Minas Gerais e senador eleito, Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, reivindica um gabinete no Anexo I. Outro que tem direito é o também mineiro, ex-presidente e ex-governador, Itamar Franco (PPS).

Tajra disse que as reivindicações estão sob análise e devem ser decididas na próxima reunião da Mesa Diretora marcada para o dia 9 de dezembro. Caso, cumprido o rito dos critérios formais e permanecendo qualquer impasse entre os parlamentares eleitos, a Mesa Diretora delegará que eles resolvam o problema entre si.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo