O deputado estadual Cobra Repórter (PSC) se reuniu com professores nesta sexta-feira (13) na Câmara Municipal de Rolândia, região metropolitana de Londrina, onde, após muita pressão por parte dos servidores, voltou atrás e assinou um documento se comprometendo a votar contra os projetos de lei do chamado "pacotaço" do Governo do Paraná. O pacote de austeridade prevê alterações orçamentárias, cortes de despesas e mudanças na previdência do funcionalismo.
O Sindicato dos Professores Estaduais do Paraná (APP Sindicato) pretende registrar o documento assinado por Cobra em cartório.
Parlamentar da situação, Cobra chegou a votar a favor da criação de uma comissão geral ("tratoraço") para agilizar a análise e a aprovação dos projetos polêmicos na Assembleia Legislativa (Alep) do Paraná. A pressão popular e a ocupação do prédio da Assembleia entre terça (10) e quinta-feira (12) fizeram com que o "tratoraço" fosse descartado pela liderança do governador Beto Richa (PSDB) na Alep, e que o "pacotaço" fosse retirado de pauta para "reexame".
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
O deputado garantiu que sempre foi a favor dos direitos do funcionalismo. "Por isso me comprometi a interceder pelos servidores junto ao governador", afirmou em entrevista ao Bonde no final da tarde desta sexta-feira. Cobra explicou que, por ser da base aliada, tem um diálogo mais aberto e franco com o Governo do Estado. "Vou tentar convencê-lo de que a categoria está insatisfeita".
Conforme o parlamentar, os professores pediram, principalmente, pelo pagamento do terço de férias referente ao mês de dezembro e, também, dos valores referentes à rescisão do contrato dos servidores temporários.
Vale lembrar que, apesar da retirada do "pacotaço", os professores da Rede Estadual continuam em greve por tempo indeterminado.