O promotor do Ministério Público, Claudio Esteve disse durante entrevista coletiva que José Joaquim Ribeiro reagiu com tranquilidade no momento da prisão, realizada na manhã desta quinta-feira (20), em Piçarras, litoral de Santa Catarina. A prisão do prefeito de Londrina foi feita por policiais do Gaeco da cidade. "A reação [de Ribeiro] segundo os policiais foi absolutamente tranquila, pois a prisão foi realizada de uma maneira tranquila", comentou Esteves.
Segundo o promotor, Ribeiro deve ser transferido inicialmente para Curitiba, já que a ordem de prisão partiu do Tribunal de Justiça, e posteriomente para Londrina. "Nós estamos aguardando a remoção que vai ser feita para Curitiba inicialmente e estamos requerendo ao Tribunal que determine a remoção para Londrina que é o local de domicílio dele".
De acordo com o promotor, o Ministério Público vai analisar ainda nesta quinta a possibilidade de apresentar um recurso ao Tribunal de Justiça, reinterando o pedido de prisão de Homero Barbosa Neto, Lindomar dos Santos e Marco Cito. Segndo Esteves, o MP considera "absolutamente essencial para o curso do processo", a prisão dos três.