O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), anunciou na tarde desta terça-feira (19), durante sessão plenária, o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) como presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e o deputado Francisco Bührer (PSDB) como vice-presidente. Os 46 deputados presentes na sessão, por ocasião do anúncio, aprovaram por unanimidade as indicações.
Na opinião de Praczyk, o Conselho é necessário e importante, além de estar em sintonia com a nova fase de moralização, transparência e de resgate da boa imagem pela qual passa o Parlamento.
São titulares do Conselho os deputados Ademir Bier (PMDB), Toninho Wandscheer (PT) e Douglas Fabrício (PPS) e como suplentes os deputado Anibelli Neto (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Professor Lemos (PT) e Marla Tureck (PSC). Compete ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar zelar pela observância dos preceitos do Regimento Interno da Assembleia, atuando no sentido da preservação da dignidade do mandato parlamentar no Poder Legislativo.
Leia mais:
Deputado federal de Londrina é citado em relatório da Polícia Federal
Senado aprova projeto que aumenta para 10 anos banimento de torcedor violento dos estádios
PF faz busca e apreensão contra chapa eleita no PR que comprou votos no Pix
PF liga ataque de Bolsonaro às urnas a trama para dar golpe de Estado em 2022
Corregedoria
O deputado Luiz Accorsi (PSDB) será o corregedor da Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito na sessão desta terça-feira (19) pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), após aclamação em Plenário. Além de Accorsi, os deputados Douglas Fabrício e Marcelo Rangel, ambos do PPS, ficarão como corregedores substitutos.
De acordo com o Regimento Interno, cabe ao corregedor, entre as principais atribuições, promover a manutenção do decoro, da ordem e da disciplina no âmbito da Assembleia Legislativa, além da fazer sindicância sobre denúncias de ilicitudes envolvendo os deputados.