A Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira (27) a licitação para reparos e manutenção de esquadrias do prédio Presidente Tancredo Neves. Esta será a primeira vez que a Casa realiza uma obra de revisão total na fachada, desde que o edifício onde ficam os gabinetes parlamentares foi inaugurado, em 6 de maio de 1986. Por determinação do presidente Valdir Rossoni (PSDB), e atendendo a solicitação dos deputados, a iniciativa vai garantir ainda a preservação do patrimônio do Legislativo estadual.
O valor máximo da concorrência será de até R$ 266.577,05. O levantamento da estrutura das janelas e esquadrias (1.400 no total) foi solicitado logo após a posse da nova Mesa Diretora, em fevereiro, e realizado pelo setor de engenharia da Assembleia Legislativa, baseado também na tabela de materiais, equipamentos e serviços da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
Os problemas de infiltração e alagamento nos gabinetes vêm prejudicando equipamentos, documentos e as condições de trabalho nas salas. Existem borrachas ressecadas, as escovas de vedação estão desgastadas, faltam peças de mobilidade nas janelas, os componentes estão enferrujados ou comprometidos com o tempo, os vidros trincados ou quebrados, e a estrutura das esquadrias está torta ou perdeu a impermeabilização com o transcorrer das décadas.