Os deputados estaduais do PT tomam posse nesta terça-feira, 1º, na Assembléia Legislativa, assumindo o papel de oposição e trazendo proposta para melhorar a vida dos paranaenses. Na bancada do PT - que inicia trabalhos legislativos da 17ª legislatura (2011-2014) - tomam posse dois novos deputados, Professor Lemos e Toninho Wandscheer, além dos deputados reeleitos Enio Verri, Luciana Rafagnin, Péricles de Mello e Tadeu Veneri
O deputado estadual e presidente do PT Paraná, Enio Verri, terceiro deputado mais votado do Estado, inicia seu segundo mandato articulando a oposição ao governo Beto Richa (PSDB). "Vamos fazer oposição qualificada ao governo do PSDB, apoiando projetos que promovam o desenvolvimento social e econômico do Estado, mas principalmente defendendo os interesses dos trabalhadores, dos Movimentos Populares, denunciando qualquer tentativa de enfraquecimento do Estado e retrocesso ao projeto político em curso no País", explicou.
Verri afirma que as estratégias do PT para esta legislatura serão definidas em reunião partidária nos dias 17 e 18 de fevereiro. O encontro, que reunirá as principais lideranças do partido, vai definir as diretrizes e ações para 2011. A nova bancada do PT também pretende lutar por melhorias na infraestrutura das cidades, saúde, educação, a defesa do pequeno produtor, segurança, defensoria pública e transporte, entre outros setores.
Leia mais:
Barroso diz que país esteve perto do inimaginável, sobre plano de golpe e morte de Lula, Alckmin e Moraes
General elaborou e imprimiu no Planalto plano para matar Moraes e Lula, diz PF
Plano para matar Lula, Alckmin e Moraes foi discutido na casa de Braga Netto, diz PF
Câmara de Mandaguari é Selo Diamante de Transparência Pública
Um dos novos deputados petistas, o ex-prefeito de Fazenda Rio Grande, Toninho Wandscheer, afirma que uma de suas bandeiras é defender a imediata duplicação da BR-116, entre Curitiba e Rio Negro - um sonho antigo da população e dos produtores da região. No seu primeiro mandato, Toninho falou ainda, que vai defender a integração e a regionalização dos serviços públicos, como saúde, segurança e transporte.
O deputado Professor Lemos, que já ocupou a vaga de deputado estadual, em 2009, considera que o PT terá o papel de dar voz aos setores que não forem representados pelo atual governo. "Vamos ocupar a Casa do Povo e trabalharemos, de forma coletiva, para ampliarmos os direitos dos paranaenses".
Lemos pretende fortalecer o investimento na Educação, com a valorização do ensino e , principalmente, do magistério. O deputado tem fortes ligações com a APP-Sindicato, onde foi presidente por duas vezes e obteve importantes conquistas, como os Planos de Carreira dos Professores e dos Funcionários.
"O acompanhamento do dia-a-dia de um mandato parlamentar é fundamental", afirma deputada Luciana Rafagnin. A parlamentar reforçara a bandeira, defendida em legislaturas anteriores, de defender o setor agrícola, em especial do pequeno produtor. A deputada defende uma maior fiscalização dos repasses de recursos federais ao Paraná, para verificar que o dinheiro a quem realmente precisa.
O deputado Tadeu Veneri afirma que vai fiscalizar as ações do atual governo e cobrar os compromissos assumidos, como a criação da Defensoria Pública, defendida pelo PT. O deputado atuará na defesa dos interesses dos servidores públicos estaduais.
O deputado Péricles de Holleben Mello pretende preservar os avanços do governo federal na área de educação. Para ele a educação brasileira avança com o novo Fundo da Educação Básica, o Fundeb, e com o lançamento do PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação. "O governo federal vai ampliar os investimentos, melhorar a qualidade de aprendizado dos alunos e criar um piso salarial nacional para os professores da rede pública".