Os deputados estaduais da base aliada do governo de Estado vão aproveitar o período de "namoro" com o Palácio Iguaçu para conseguir maior espaço no orçamento estadual de 2001. Hoje, os 35 parlamentares aliados devem apresentar os pedidos de liberação de verbas, que deverão ser destinadas às suas bases, obedecendo o prazo estabelecido pela Casa Civil. A lista de reivindicações faz parte do acordo fechado com o governo na segunda-feira, que deu fim à rebelião dos parlamentares em troca de mais recursos.
Os pedidos acontecem um dia antes do fim do período de apresentações de emendas do orçamento do próximo ano. Amanhã, é o prazo final para incorporar novos gastos na planilha de investimento estadual de 2001. Os deputados querem que o goveno se concentre em três grandes áreas: Educação, Saúde e Transportes. Os parlamentares reclamam que são nesses setores que os prefeitos ligados as suas bases estão tendo maior dificuldade, com atrasos de repasses ou no atendimento de novos investimentos.
Com base nas reivindicações dos deputados, o governo se cromprometeu a montar uma planilha de liberação de verbas, que vai ser cumprida conforme a capacidade financeira. Essa ressalva apresentada na reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, faz com que os deputados considerem que os seus pedidos não sejam cumpridos. Outro ponto que pode interferir na aceitação dos pedidos é a alegação de impedimento em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Leia mais:
PM encontra parte das armas furtadas de batalhão em Cascavel; uma pessoa é presa
PT pede arquivamento de PL que daria anistia para condenados pelo 8/1
Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para golpe até 31/12
Permuta de terrenos para sede do Ippul e Codel empaca a pedido da equipe de transição
"A impressão que dá é que o governo está pedindo apenas um tempo, sem dar outras garantias", disse o deputado Edson Praczyck (PL). O parlamentar disse que o governo veio com a mão vazia e, por isso, há desconfiança. Sem revelar a fonte dos recursos que vão garantir a obediência de sua base, o governador Jaime Lerner (PFL) disse ontem que o governo vai fazer de tudo para atender a pauta dos deputados. "Nada me agradaria mais que ver o prestigiamento de todas as localidades do Paraná", sinalizou Lerner.