O PSDB paranaense está sob comando de uma junta interventora, presidida pelo deputado federal Basílio Villani, autor do pedido de dissolução do diretório estadual. Na próxima semana, deve ser definida a composição da comissão provisória que vai controlar o partido. Devem fazer parte da comissão o presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PTB) - que terá que entrar no ninho tucano -, e o vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa, que já encaminhou ficha de filiação ao PSDB, deixando o PTB.
O "novo" PSDB está nas mãos do grupo do ex-governador José Richa e do presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Euclides Scalco. Com o desmantelamento do diretório anterior - decidido na semana passada -, a executiva nacional tirou o partido do domínio do senador Alvaro Dias, ex-presidente estadual.
Alvaro renunciou, há cerca de três meses, e a presidência estadual foi assumida pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly, seu aliado. Com a dissolução, Hauly perdeu o mandato, que terminaria em dezembro. O PSDB pode ser o aliado do PFL nas eleições do próximo ano, junto com o PTB.
Leia mais:
Projeto que altera licenciamento ambiental no Paraná recebe 47 emendas na Alep
Barroso avisa advogado do Facebook que perguntas não são inquirição, Moraes acrescenta: 'ainda'
Líder da Câmara de Londrina fala em votar PL para sede da Codel e Ippul nesta quinta
Não estou no Instagram e no Facebook e tenho uns 20 perfis, diz Moraes em crítica a plataformas
As bancadas estaduais do PSDB e do PMDB querem que Alvaro e o senador Roberto Requião (PMDB) cheguem a um acordo, que prevê a entrada de Alvaro no PMDB. Quem apresentar melhor desempenho em uma série de cinco pesquisas seria o candidato do PMDB à sucessão do governador Jaime Lerner (PFL). A idéia partiu inicialmente de Alvaro. Os peemedebistas têm reunião marcada hoje à noite com Requião, quando vão apresentar a proposta. Requião, presidente estadual do PMDB, já descartou a possibilidade. "Isso é molecagem. Essa proposta não pode ser feita por um político que se diz sério. Pesquisa não substitui o partido", disparou. Para Requião, Alvaro teria que disputar a candidatura em convenção.
Alvaro anuncia seu novo partido no dia 22, durante ato político em Curitiba. Seu irmão, o senador e ex-tucano Osmar Dias, anuncia nova legenda na próxima semana.
Integram a junta interventora do PSDB o vereador de Curitiba Luis Ernesto, o suplente de deputado Renato Silva, Maria das Neves (filiada ao partido em Laranjeiras do Sul), o ex-prefeito de Arapoti Fernando Masi, o ex-prefeito de Arapongas Walmor Gulin e Antonio Luiz Palsero. Já a comissão provisória deve contar ainda com os deputados federais Alex Canziani e Odílio Balbinotti.