O ex-prefeito Antonio Belinati (PP) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná por promoção pessoal na inauguração do Pronto Atendimento Infantil (PAI), em março de 1999. Àquela ocasição, até a apresentadora Xuxa foi convidada para fazer uma apresentação.
O acórdão, da 4ª Câmara Cível, ainda não foi publicado. A condenação ocorreu em ação popular movida por quatro moradores de Londrina. A Justiça de 1ª Instância já tinha condenado Belinati, decisão que foi mantida pelo tribunal.
Para o Judiciário, houve afronta do princípio da impessoalidade na divulgação da inauguração da obra. A propaganda foi excessiva: houve remessa de mala-direta com o convite a todos os cidadãos cadastrados na prefeitura; ligações para todos os terminais telefônicos da cidade com a voz de Antonio Belinati gravada convidando para a inauguração; diversos out-doors; transporte de pessoas até o evento pago com dinheiro público; distribuição de brindes e lanches; publicação de anúncios com página dupla em três jornais; e publicidade em diversas rádios da cidade.
Leia mais:
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Os gastos excessivos foram de R$ 378.754,91, dinheiro que terá de ser devolvido por Antonio Belinati. (Com informações da Rádio Paiquerê AM)