O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou na noite de sexta-feira (4) a troca de mais dois secretários de Estado. Com isso, subiu para nove o número de mudanças promovidas devido à eleição de outubro. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os gestores que pretendem concorrer devem se desincompatibilizar de seus cargos até seis meses antes do pleito, prazo que se encerra neste sábado (5). A exigência tem levado a administração estadual a optar por perfis mais técnicos como substitutos.
Na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ex-reitor João Carlos Gomes deu lugar ao professor Décio Sperandio, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Décio tem doutorado em Agronomia e já foi reitor da UEM. O tucano também definiu a novo secretária de Assuntos Estratégicos, pasta deixada por Edson Casagrande na última semana. Será a então chefe de gabinete, Clecy Amadori. Ela é jornalista com pós-graduação em gestão púbica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Outras oito trocas de secretários e seis em demais cargos de direção do governo estadual foram confirmadas na segunda-feira (31). O vice-governador Flávio Arns (PSDB) deixou a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para se disponibilizar a compor novamente a chapa com Beto – possibilidade que ainda depende das articulações do PSDB com as demais legendas.
Leia mais:
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Veja as demais alterações
Luiz Eduardo Cheida (PMDB) saiu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ratinho Jr. (PSC) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Barros (PP) da de Indústria e Comércio, Evandro Rogério Roman (PSD) da de Esporte e Turismo, Reinhold Stephanes (PSD) da Casa Civil e Edson Casagrande (PSB) da de Assuntos Estratégicos. Com exceção da Casa Civil, que será fundida com a Secretaria de Governo, comandada por Cezar Silvestri (PPS), as pastas serão ocupadas pelos diretores-gerais.
Na semana anterior, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) já havia retornado à Assembleia Legislativa (AL). Assim como Cheida, que retoma sua cadeira na próxima segunda-feira, ele disputará a reeleição. Outro possível candidato à AL é Ratinho Jr., que pretende atuar mais próximo aos municípios paranaenses e, de quebra, puxar votos para o seu partido. Os demais ex-secretários devem concorrer à Câmara dos Deputados, em Brasília. (Atualizada às 9h40)