Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em meio à crise

Beto Richa demite quarto secretário em menos de dois meses

Mariana Franco Ramos - Equipe Folha
02 jun 2015 às 19:09

Compartilhar notícia

Gasparin havia completado um ano no cargo de procurador-geral em março - Arquivo/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), decidiu demitir Ubirajara Ayres Gasparin do cargo de procurador-geral do Estado. A exoneração, quinta no primeiro escalão do segundo mandato do tucano, foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (2). De acordo com a assessoria de imprensa da PGE, trata-se de uma "decisão interna" do Executivo. O substituto ainda não foi anunciado. O atual diretor-geral da pasta, Paulo Rosso, assumiu a função de forma interina.

Desde a sua posse, no dia 1º de janeiro, Beto já trocou três outros secretários, todos eles em meio à crise que enfrenta com o funcionalismo. Fernando Xavier Ferreira (Educação) e Fernando Francischini (Segurança) não resistiram às críticas proferidas após a repressão da Polícia Militar (PM) aos manifestantes no dia 29 de abril, no Centro Cívico, em Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Também deixaram a administração estadual o então coordenador do escritório de Representação em Brasília, Amauri Escudero, que possuía status de secretário, e o comandante-geral da PM, César Vinícius Kogut. Isso sem contar a vice-governadora, Cida Borghetti (Pros), que chegou a ser anunciada como substituta de Escudero, mas em seguida foi "desnomeada", retornando à capital paranaense.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica

O procurador-geral é uma espécie de advogado do Estado, a quem compete, além da direção do órgão, a representação jurídica e a consultoria aos secretários e ao próprio chefe do Executivo. Integrante da carreira desde 1986, Gasparin havia assumido a PGE em março de 2014, no lugar de Marisa Zandonai. Nos últimos quatro anos, passaram pela instituição, ainda, Ivan Bonilha, hoje presidente do Tribunal de Contas (TC), Júlio César Zem e Jozélia Nogueira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo