O governador Beto Richa solicitou nesta sexta-feira (4) ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o encaminhamento de uma nova mensagem ao Congresso Nacional para que o Paraná possa receber R$ 79 milhões em recursos federais para a construção de estabelecimentos penais no Estado.
No ano passado, o ministério encaminhou ao Congresso o Projeto de Lei 10/2010, que previa a liberação dos recursos para a construção de unidades penitenciárias em todo o país, via Ministério da Justiça. O texto não foi apreciado na legislatura que acabou em 31 de janeiro último.
Segundo a secretária estadual da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, o valor que seria destinado ao Estado integra um total de R$ 478 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e a liberação já havia já havia recebido manifestação favorável do Ministério do Planejamento (com AEN).
Leia mais:
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
Deputados garantem ter emenda do governo federal para obra do Teatro Municipal de Londrina
Moraes diz que 8/1 demonstrou falência de autorregulação das plataformas
STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para tirar trama golpista da relatoria de Moraes
"São verbas essenciais para que possamos sanar problemas de superlotação das cadeias", afirmou Richa. O governador afirmou que os recursos serão destinados à construção de casas de custódia, penitenciária feminina, galpões industriais e alojamentos em regime semiaberto.