Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prêmio sem glamour

Bolsonaro é escolhido pessoa corrupta do ano por consórcio internacional de jornalistas

Folhapress
30 dez 2020 às 20:07
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi escolhido a pessoa do ano na categoria crime organizado e corrupção da OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project's), consórcio internacional de jornalistas investigativos e centros de mídia independentes.

A organização aponta que o presidente do Brasil é "cercado por figuras corruptas, usa propaganda para promover sua agenda populista, minou o Sistema de Justiça e trava uma guerra destrutiva contra a região da Amazônia que enriqueceu alguns dos piores proprietários de terra do país".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O consórcio também destacou as relações da família Bolsonaro, lembrando que os filhos Carlos, vereador, e Flávio, senador, são investigados pela suposta prática de "rachadinha".

Leia mais:

Imagem de destaque
500 agentes na cidade

Prefeitura de Londrina envia PL para regulamentar piso salarial de agentes de saúde

Imagem de destaque
Adaptação do processo eleitoral

Entenda regras do TSE para uso de inteligência artificial nas eleições de 2024

Imagem de destaque
Golpe de Estado

Ato na Paulista mostra Bolsonaro acuado e com medo, mas não freiam investigações

Imagem de destaque
'Absolutamente chocado'

Alckmin se junta a Lula e diz que Israel viola 'preceitos básicos da humanidade'


Flávio Bolsonaro também é lembrado por ter contratado parentes de milicianos envolvidos no assassinado da vereadora Marielle Franco.

Publicidade


"A família de Bolsonaro e seu círculo íntimo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa em andamento e têm sido regularmente acusados de roubar do povo" afirmou Drew Sullivan, editor do OCCRP.


Bolsonaro foi escolhido por um júri de jornalistas investigativos, acadêmicos e ativistas superando por pouco os presidentes dos EUA, Donald Trump, apontado como responsável pelo retrocesso de ações contra a corrupção no país ao favorecer líderes e bilionários envolvidos em crimes, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que tem minado instituições democráticas turcas.


Outro finalista foi o bilionário ucraniano Ihor Kolomoisky, que, segundo o consórcio, emprestou US$ 5 bilhões de um banco controlado por ele e desapareceu com o dinheiro em paraísos fiscais, gerando perdas de 40% nos depósitos privados do país.

Já foram escolhidos em edições anteriores os presidentes da Rússia, Vladimir Putin; do Azerbaijão, Ilham Aliyev; e das Filipinas, Rodrigo Duterte.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade