Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Big Brother

Bush envia diplomata para observar eleições no Brasil

Jornal do Brasil
26 ago 2002 às 13:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em missão oficial ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, chega hoje ao Brasil o chefe de planejamento político do Departamento de Estado dos EUA, Richard Haas.

O diplomata tem uma missão específica: vem obter informações sobre as eleições presidenciais brasileiras em seis de outubro. O governo George Bush está interessado, especificamente em sondar o que pode acontecer se um candidato oposicionista vencer o pleito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com base nisso, a embaixada americana deverá convidar os quatro principais candidatos à Presidência da República - Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PPS), José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB) - para um encontro com Richard Haas. No Itamaraty, a chegada do diplomata foi justificada de outra forma. Trataria-se de uma tentativa de reflexão do governo americano sobre as eleições brasileiras. Os brasileiros não querem dar importância à iniciativa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos


O principal interlocutor de Haas será o embaixador Gilberto Sabóia, subsecretário de planejamento político bilateral do Ministério das Relações Exteriores. O americano também será recebido, em Brasília, pelo embaixador Washington Luis Pereira de Souza, secretário de planejamento político do Itamaraty.

Publicidade


Hoje, o diplomata deverá ainda participar um encontro com o ministro da Defesa, Geraldo Quintão. Amanhã, Richard Haas se reunirá com o chefe do Departamento das Américas, embaixador Antonino Gonçalves e o subsecretário Sabóia.


Depois, segue para São Paulo. Na quarta-feira, viaja para a Argentina. Na sexta-feira passada, o coordenador do programa de governo do candidato José Serra, Luís Paulo Vellozo Lucas, prefeito de Vitória, se reuniu no comitê do PSDB em Brasília com o secretário da embaixada dos EUA, William Baar. Vellozo Lucas fez um relato dos programas de Serra e suas metas.

O tucano foi apresentado ao assessor de Bush como o candidato com mais capacidade de enfrentar as crise. Segundo William Baar, o governo americano acompanha com expectativa o complexo quadro político brasileiro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo